Composteira fácil
Já pensou na quantidade de lixo que você produz em casa? Mesmo um lar para duas pessoas gera uma quantidade absurda de lixo durante um ano. Existem diversas formas e estratégias de você reduzir o volume do material para descarte nos aterros sanitários: a separação para reciclagem, redução do lixo orgânico, o reaproveitamento de embalagens, etc. Uma delas é bem prática, exige um investimento de menos de 10 reais e não ocupa muito espaço: ter uma COMPOSTEIRA SECA em casa. Ela serve para você pegar alimentos que iam para o lixo e transforma-los em adubo e fertilizante natural. É bem fácil!
Se liga no tutorial bem prático e simples do Sertec Horta no Quintal: (Se o vídeo não aparecer na sua tela, clique aqui para acessar) Depois de ver o vídeo, uma dúvida que tivemos aqui em casa foi: o que podemos colocar ou não na composteira? Restos de alimentos: restos, talos e casca de verduras e frutas (menos as cítricas), cascas de ovo, borra de café podem se converter em excelentes fontes de nitrogênio; Resíduos frescos: podas de grama e folhas possuem alta concentração de nitrogênio; Serragem e folhas secas: a serragem não tratada, ou seja, sem verniz e as folhas secas ajudam no equilíbrio, são ricos em carbono e evitam o aparecimento de animais indesejados e do mau cheiro; (Informações retiradas do site Ecycle) O que não por? Alimentos cozidos ou fritos, cascas e bagaços de frutas cítricas (como limão e laranja), cebola, alho. A nossa composteira seguiu exatamente o vídeo tutorial e essas dicas do que colocar na composteira. Olha só:
Viu como é fácil? Aqui em casa já estamos utilizando há mais de um mês e o resultado é excelente porque: aproveitamos restos da cozinha que não tinham serventia e produzidos fertilizante natural para as plantas. Junto da separação dos materiais recicláveis (que já fazíamos antes), conseguimos reduzir bastante o material que é descartado para o aterro sanitário.